- Área: 29 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Pedro Henriques Rocha
-
Fabricantes: Atlantic Wood, Sorisa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no exterior natural adjacente à habitação principal o spa nasce de uma necessidade familiar de ter um espaço dedicado à terapia com água e integrado no jardim. É criado com o intuito de se integrar completamente no seu contexto, passando a fazer parte dele. Todo o jardim é reflexo de um cuidado com a composição cromática, cruzando espécies de muita presença com plantas autóctones conferindo-lhe uma identidade marcadamente pessoal.
Não se assumindo como independente o corpo monolítico apenas revestido em madeira e vidro dialoga com todos os materiais vivos de uma forma simples e coerente, como se já fizesse parte deles. A sua pré-fabricação permite a instalação numa questão de horas o que quebra o ritual de obra clássica e provoca uma modificação quase instantânea na paisagem.
O caminho, não sendo imediato, faz-se por dentro das várias espécies arbóreas sempre pouco demarcado e partindo a uma descoberta gradual. Somos mesmo obrigados a interagir com o jardim e a contornar o pré-existente arbóreo chegando à escada e respetivo patamar de entrada, mais uma vez em madeira.
O espaço interior é marcado pelo grande vão virado para o jardim, com o qual comunica em todas as suas imagens diárias e fases anuais. Além da simplicidade das texturas e cores, o branco e cinzento constituem a principal ambiência dando lugar à materialidade dos elementos funcionais. Embutida num dos cantos, a instalação sanitária compõe a lateral marcada pela presença do banho turco. No outro a sauna existe independente do espaço quer em termos de materialidade ou iluminação. Ambos permitem um espaço intermédio multifacetado quer para receber outras atividades quer para contemplação do próprio jardim.